FACEBOOK

X

QUEM SOMOS

Instituto AMMA Psique e Negritude é uma organização não governamental cuja atuação é pautada pela convicção de que o enfrentamento do Racismo, da Discriminação e do Preconceito se faz necessariamente por duas vias: politicamente e psiquicamente.

Foi fundado em 1995 por um grupo de psicólogas, ativistas, comprometidas e familiarizadas com o enfrentamento político, e que constatou que somente a via política não era suficiente. Desde então, o instituto tem buscado por meio de formação e prática clínica, identificar, elaborar e desconstruir o racismo e seus efeitos psicossociais.

O racismo, além de violar direitos sociais, prejudica a saúde psíquica dos indivíduos: podendo fazê-los desenvolver sintomas psicossomáticos, inibições, impedimentos (de acesso, de participação), especialmente na experiência de negritude; e/ou desenvolver uma autoimagem distorcida, descolada da própria realidade e racialidade, como ocorre principalmente na experiência de branquitude.

O racismo atinge a todos e todas, provoca sofrimento psíquico e pede cura política e psíquica.

MISSÃO

Desenvolver estratégias para identificação, elaboração e desconstrução do racismo e seus efeitos psicossociais.

VISÃO

Relações raciais equânimes.

ATIVIDADES

  • Oficinas de identificação e abordagem do racismo institucional;
  • Ciclos formativos sobre os efeitos psicossociais do racismo;
  • Assessoria para grupos, instituições, organizações governamentais e não-governamentais; profissionais das áreas de saúde e educação;
  • Grupos Temáticos de discussão e de vivência;
  • Atendimento Psicoterapêutico (individual, grupo e família).

Áreas de Atuação Prioritárias

Saúde, Educação e Direitos Humanos.